A História da praia de Imbé. Você sabia?

27/06/2021

 

O litoral de Imbé está em forte processo de desenvolvimento. Porêm você conheçe a História da cidade e a origem de seu nome? 

Bom. Tudo iniciou-se no ano de 1680 quando a colônia portuguesa no intuito de garantir a posse das terras apressou-se para fundar a Colônia do Sacramento. 

A fundação da Colônia do Sacramento e sua manutenção por quase cem anos (1680 a 1777), foi a materialização do processo de expansão territorial e comercial do Estado lusitano (povo ibérico pré-romano que vivia em grande parte do que hoje é Portugal) e das elites mercantis luso-brasileira (dupla nacionalidade entre Portugueses e Brasileiros).

Em torno do ano de 1734 surge a guarda na região de Santo Antônio da Patrulha, com o intuito de controlar o gado e cobrar impostos. Em 1732, Manuel Gonçalves Ribeiro recebe a primeira sesmaria, ou seja, uma grande área de terras distribuído em nome do rei de Portugal, com o objetivo de cultivar e explorar a região. Terras estas localizadas nos campos de Tramandi (assim como era chamada a região do que hoje conhecemos por Imbé, Tramandaí e arredores), do já então denominado Rio Grande do Sul.

Como se comprovam em documentos datados do século XVIII, em 1737 a 1740 André Ribeiro Coutinho cria a guarda de registro com objetivo de disciplinar à extração do couro e o trânsito de mercadorias, gado e pessoas junto as regiões do litoral de Imbé, tramandaí e arredores.

O rio que liga as cidades entre Tramandaí e Imbé, desempenhava a função de passagem e também de caminho a quem quisesse se deslocar para outras regiões. E por muitas vezes não apresentava condições viáveis para a travessia, então muitas pessoas pernoitavam em ranchos existentes em seu entorno. 

Ranchos de palha erguiam-se na margem esquerda do rio, onde moravam diversas famílias de pescadores. A travessia do rio se fazia através de balsas e canoas, serviço prestado por particulares, época em que Imbé era campo, areia e banhado. Um vegetal abundante predominava toda a região, muito conhecido por todos pelo nome de capão imbé, planta que mais tarde daria origem ao nome de nosso município!

O enorme crescimento populacional, a formação de novos núcleos habitacionais e o desenvolvimento do comércio, fez com que houvesse um grande desejo de parte da população que Imbé se emancipasse do município de Tramandaí. Então lideranças reuniram-se com o intuito de emancipar Imbé, em 13 de janeiro de 1987, ano este em que criaram a comissão para trabalhar em foco a este ideal. Então no dia 10 de abril de 1988 foi realizado a consulta publicitária, fato este em que a população optou pelo sim, emancipando assim o município de Imbé. 

Esta é um pouquinho da história de nosso amado e querido litoral de Imbé.

O Imbé te espera!

Galeria de fotos

Compartilhe

Fale com um corretor